TCC: O QUE EU FAÇO?

TCC. O QUE EU FAÇO?

Curso de ensino
TCC: O QUE EU FAÇO?

OMG! TCC? PQP!
Qual assunto eu escolho?
Qual professor eu convido? Vai dar tempo de fazer em um semestre?
Por quais livros eu começo a ler? Existe algum livro sobre meu assunto?
Mas eu gosto de logotipia e de design de jóias…
Mas eu quero falar de grafitti, sustentabilidade e design instrucional…
Mas eu quero estudar a tipografia árabe desde a pré-história…
É possível concluir um TCC sem acabar com o namoro?

TODAS ESSAS RESPOSTAS E MUITAS MAIS!

Carga horária: 20h
Local: sala 206 (LPG)
Público-alvo: 7.º e 5º sem. do Design
Resumo: O curso tem o objetivo de passar dicas, experiências e informações sobre como fazer um TCC orientado para o design.
Dias: segundas e quartas, das 19h00min às 22h30min.
Encontros: 6 encontros (segunda, 14/abril; quarta, 16/abril; segunda 28/abril; quarta, 30/abril;
segunda 5/maio; quarta, 7/maio; )
Coordenação: prof. Bruno Holsbach
Participações especiais: prof.ªs Ana Margarites e Nádia Leschko

:: BAIXAR PDF DO CARTAZ ::

About these ads

7 Responses to “TCC: O QUE EU FAÇO?”


  1. 1 Cleisi de campos 25 setembro, 2008 às 11:11 am

    olá!

    O meu TCC tem como tema cantigas de roda. Gostaria de saber como fazer a conclusão!!!

    Obrigado pela atenção

    Aguardo resposta

  2. 2 tregrafica 22 outubro, 2008 às 2:11 pm

    Cleisi, desculpe a demora.
    O que eu poderia te dizer assim, de última hora, é:

    1) A conclusão deve ter aquele momento que tem em seriados de TV: “no capítulo anterior, Fox Moulder descobriu que sua irmã tem um clone…” Faz uma breve enunciação do que foi visto nos capítulos, para o leitor saber do que se trata, caso ele abra o TCC direto na conclusão. “No capítulo 1, foram mostradas as origens históricas das cantigas de roda; No capítulo 2, foram transcritas as entrevistas com crianças,,, etc”. Por que isso? Um pesquisador sobre folcore pode estar com 27 TCCs em sua frente, e o assunto da tese dele pode ser “cantigas de roda” e a opinião dele é que “cultura popular deve ser ensinada em sala de aula”. Ele não vai ler todos os 27 TCCs, ele vai ler as introduções e as conclusões de todos, selecionar os 12 que mais lhe interessam, e só então os lerá totalmente.

    2) Faz uma breve retomada de tudo o que tu concluíste nos capítulos de desenvolvimento. A “conclusão” tem esse nome, mas na verdade ela é uma “reiteração”. Não se conclui nada novo nela, nem se insere nenhum dado novo, apenas se repete e aglutina o que já foi concluído antes.

    3) Reponde as questões que foram propostas lá na introdução. Se a tua pergunta central foi “é importante ensinar cantigas de roda no ensino fundamental?”, aqui tu responde (sim, não, porque…).

    4) Termina com uma avaliação do trabalho (foi bom? valeu a pena?). Obviamente não é apropriado dzier que o trabalho não valeu a pena, mas, caso o resultado não foi o esperado por outros motivos (exemplo: eu decidi entrevistar senhoras idosas de uma comunidade quilombola mas encontrei pouquíssimas ainda vivas), é importante dizer que houveram dificuldades e explicar o porque.

    4 e meio) E após a avaliação, deixa uma porta aberta para um futuro trabalho teu (gostaria de me aprofundar, futuramente, em questões das origens das cantigas de roda, se são européias, indígenas, africanas… etc), ou de algum outro pesquisador (espero que contribua para outros pesquisadores realizarem levantamente semelhante em outros estados, etc)

    Só lembrando que essas são apenas dicas para estruturar o trabalho. A palavra final e o padrão devem ser combinados com o orientador e com a instituição em que estás. Aconselho ler TCCs e teses e dissertações para ver os padrões possíveis. Um livro fantástico para servir de guia é o Como Se Faz Uma Tese, de Umberto Eco. É possível encontrar em livrarias, em sebos ou até mesmo em sebos virutais na internet. Sugestão de sebo: http://www.estantevirtual.com.br

    Um grande abraço e bom trabalho!

  3. 3 nilza ferreira da silva 29 novembro, 2008 às 1:01 pm

    MEU TCC É SOBRE MELHORA A IMAGEM DE UMA PANIFICADORA COMO FAÇO E POR ONDE COMEÇO?

  4. 4 TRE Gráfica 9 dezembro, 2008 às 12:30 pm

    Primeiro, aconselho a falar com o teu orientador e com o professor de metodologia do seu curso. Eles vão te dizer qual é o padrão que sua instiuição exige.

    Depois, aconselho a ler 2 livros:
    – Como se faz uma tese, de Humberto Eco.
    Que vai lhe dar conselhos para organizar seu trabalho. É razoavelmente fácil de ser encotrado em sebos, por exemplo o http://www.estantevirtual.com.br/ e toda biblioteca de universidade tem.

    – Criatividade, de Vidal Negreiros Gomes.
    Que vai lhe falar sobre metodologia em desenvolvimento de projetos de design (embora tenha uma tendência a abordar o design de ”produto”, tudo que é tratado nesse livro pode ser aplicado ao ”gráfico” e ao tcc em si) Pode ser encontrado nas livrarias on line ou na própria editora sCHDs http://www.schds.com.br/htdocs/. Em geral bibliotecas de arquitetura têm mais livros desse tipo do que bibliotecas de design.

    E, além disso, procure se seu curso ou instituição têm alguma adaptação da ABNT (algumas faculdades fazem sua própria versão). Caso contrário, o livro Normas Técnicas para o Trabalho Científico de Pedro Augusto Furasté, pode ser seu guia. E, numa emergência, pegue o mais bem organizado TCC das turmas anteriores e te guie por ele. Vai servir pelo menos até a avaliação prévia pelos professores.

    Um abraço e sucesso!

  5. 5 Sara 11 outubro, 2009 às 5:22 pm

    Olá, tudo bem?
    Estou escrevendo para tentar esclarecer algumas idéias, pois não sei como me decidir quanto ao tema que desenvolverei no meu tcc.
    Faço Design que integra o design gráfico e o design de produto, então o projeto tem que englobar as duas áreas e ter um protótico do produto na apresentação.
    Estou com muitas idéias na cabeça, porém não consigo organizar tudo para decidir corretamente. Pensei em criar um jogo para crianças com deficiencia visual,ou criar um móvel para salas, ou até mesmo tentar trabalhar com estamparia para roupas.
    Será que você pode me dar algm parecer de sua experiência, pois o tcc é a porta para o mercado de trabalho depois correto?!
    A minha maior habilidade é com o design gráfico.
    Fico no aguardo.
    Muito obrigada.

    Sara

  6. 6 Marco Venicio 29 setembro, 2010 às 1:25 pm

    Ola, sou fotógrafo e estou começando a fazer meu TCC em design gráfico.
    Quero falar sobre a construção do retrato, mas não consigo fazer um link da fotografia de retratos (portrat) com design gráfico, queria uma sugestão sobre o assunto.

  7. 7 Manuela Amancio da Silva 3 outubro, 2011 às 5:15 pm

    Meu tema para minha monografia é: “As contribuições das cantigas de roda no processo de ensino e aprendizagem do 1° ano do ensino fundamental”.Ainda não iniciei porque estou com dificuldades para fazer o sumário. Por favor, me ajude com urgencia! Aguardo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: